Família Schürmann apoia a campanha “Mares Limpos” da ONU Meio Ambiente

Noticias 20 setembro de 2018

A família Schurmann é a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo de veleiro e já repetiu o feito mais duas vezes. Agora se prepara para mais uma iniciativa para combater a poluição dos oceanos. Objetivo da campanha “Mares Limpos” lançada pela ONU é mostrar o que tem sido feito para defender os mares. Segundo um estudo da academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos evidenciou que 14 milhões de quilos de lixo são jogados nos oceanos todos os anos. Cem mil animais marinhos em um milhão de pássaros são mortos em razão do acúmulo de plástico segundo a pesquisa.

No Brasil a campanha Mares Limpos, que durante cinco anos terá ações para conter a maré de plásticos que invade os oceanos. Também apoiam a campanha a ONG Ecosurf, que será o braço de mobilização de ações de limpeza nas praias brasileiras, e o Grupo Cataratas, concessionário do Parque Nacional de Fernando de Noronha, onde acontecerão ações da campanha.

Nos últimos 20 anos, a proliferação de resíduos de descartáveis e microesferas de plástico tornou o problema do lixo marinho ainda mais sério, e, a menos que façamos algo agora, nossos mares serão atingidos por uma maré de plásticos provocada pelo consumo humano.

No nosso pais, a campanha trabalhará na mobilização de governos, parlamentares, sociedade civil e setor privado para fortalecer ações que reduzam a contribuição do país ao problema global dos plásticos que acabam nos mares. Os esforços da campanha se concentrarão em buscar uma drástica redução no uso de plásticos descartáveis e o banimento de microesferas de plástico em cosméticos e produtos de higiene, além de apoiar a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Tags:
Meio ambiente